10

Icterícia Neonatal

Emilly fazendo fototerapia 
Já fiz um post relatando o sufoco que passei com a Emilly quando ela tinha apenas 7 dias, foi o maior sofrimento da minha breve vida de mãe, se você não leu pode ler  minha historia aqui.  Devido a isso resolvi postar esse texto para ajudar as mamães que estão passando por isso, observei as visitas geradas pelo Google. Quando a Emilly teve que fazer a fototerapia, foi no Google que encontramos informações já que a pediatra foi uma verdadeira cavala sem educação não se deu ao trabalho de nos explicar, disse que agente não ia entender. Depois vou fazer um post contado porque eliminamos ela da nossa vida. Graças a Deus agora a Emilly tem um pediatra que é uma gracinha.
Gostei das explicações que encontrei nesse post do blog Ficar Gravida. Me ajudou muito, leiam é importante.




Icterícia Neonatal
Cinquenta por cento dos bebés contraem icterícia ao nascer. Esta não é, geralmente, uma situação preocupante e deve ser encarada como bastante comum.
A icterícia é uma situação habitual nos recém-nascidos e não deve constituir grande preocupação.


A origem da palavra significa tom amarelado da zona branca do olho e da pele. Aparece habitualmente no segundo ou terceiro dia de vida, em cerca de 50% dos bebés saudáveis, sendo mais evidente entre o quarto e o sétimo dias de vida, desaparecendo progressivamente ao longo de uma semana.


Existem alguns factores que levam a que a icterícia se desenvolva em alguns bebés. Aqueles que foram vítimas de lesões decorrentes do trabalho de parto, que tenham irmãos com história de icterícia ou que nasceram com a ajuda de ventosa têm maior risco para desenvolver este transtorno.


A icterícia neo-natal resulta da elevação dos níveis séricos de bilirrubina (um produto de eliminação natural do sangue do bebé). Os recém-nascidos apresentam níveis de bilirrubina muito mais elevados do que os adultos.


Por um lado dá-se a destruição fisiológica de glóbulos vermelhos nos primeiros dias de vida (com a consequente libertação de bilirrubina), devido ao facto do bebé passar de um ambiente pouco oxigenado para um ambiente cheio de oxigénio, por outro lado os bebés acabados de nascer apresentam uma grande imaturidade do fígado o que impede a metabolização correcta da bilirrubina. Assim o pigmento em excesso no sangue, deposita-se na pele conferindo-lhe um tom amarelo. Esta icterícia denomina-se fisiológica.


Há contudo icterícias patológicas que, embora mais raras, podem ser causadoras de doença para o bebé. Uma das mais frequentes é a incompatibilidade do grupo sanguíneo. Isto significa que o bebé e a mãe têm diferentes grupos de sangue e a mãe pode produzir anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos do bebé.


Quando a icterícia surge nas primeiras 24 horas de vida considera-se patológica e pode ser acompanhada de alguns sintomas: alteração do estado geral, alteração da cor da urina e das fezes, aumento do volume do fígado, anemia, entre outros.
Como se detecta?


Um teste simples para se detectar a icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança. Se a pele permanecer branca, não há icterícia. Se for amarelada, deve verificar com o pediatra do bebé se a icterícia é significativa e requer tratamento. Este é um teste que funciona para todas as raças.


A alteração da cor progride da cabeça para os pés. Um bebé com icterícia ligeira pode estar amarelo apenas na face. Ao contrário, se tiver icterícia grave, estará amarelo no corpo inteiro. Se se tratar de um problema ligeiro, pode até desaparecer sem tratamento.
No entanto, em situações mais graves ou se a icterícia estiver presente nas primeiras 24 horas de vida, o tratamento é bastante necessário. É importante distinguir as falsas icterícias causadas pela luz ambiente, por exemplo.


A relação da amamentação e da icteríciaEm alguns bebés que são alimentados ao peito, a icterícia pode surgir como resultado da quantidade insuficiente de leite. Uma vez que o bebé não está a mamar muito, os intestinos não funcionam convenientemente e a bilirrubina não é removida do organismo pelas fezes.
Recomenda-se que amamente, pelo menos, oito a dez vezes por dia, ou seja, com muita frequência, para permitir o melhor funcionamento dos intestinos do seu bebé. Também nos bebés com alimentação materna a icterícia pode prolongar-se por mais dias.


Formas de tratamentoSe estivermos perante uma icterícia ligeira, o bebé acaba por resolver o problema sozinho. Quando os níveis de bilirrubina se elevam muito, a icterícia pode ser perigosa para o adequado desenvolvimento do sistema nervoso do bebé. Esta é, no entanto, uma situação muito rara.
Caso haja uma preocupação médica com a gravidade da icterícia, é feita uma determinação do valor de bilirrubina, através de um aparelho que mede o valor na pele (sistema Bilichek) ou através de uma amostra de sangue do bebé. Este pode ser retirado da veia ou por picada no calcanhar.
Quando a icterícia necessita de tratamento, utiliza-se a técnica da fototerapia que é simplesmente o tratamento com luz. Esta aumenta a remoção da bilirrubina do corpo. A pele do bebé é exposta a uma luz especial, fluorescente e de alta intensidade. O tratamento decorre até que os valores voltem a ser normais. A fototerapia é absolutamente segura, durante a qual, o bebé é exposto a quantidades controladas de luz ultravioleta.


O bebé é colocado numa incubadora, só com a fralda vestida e com os olhos cobertos por uma máscara protectora. Na maioria dos casos, a icterícia desaparece em poucos dias. Em alguns casos (raros), o seu médico pode pedir-lhe para interromper a amamentação temporariamente.
Durante esse tempo, pode optar por extrair leite com uma bomba, de forma a garantir a continuidade da amamentação. Poderá retomar a amamentação assim que a icterícia tenha diminuído. Quando detectado a tempo, o problema pode ser facilmente resolvido, sem deixar sequelas no bebé.

Quando procurar o médico?- Se após a alta da maternidade a cor ficar mais forte;
- Se a icterícia não tiver desaparecido 15 dias depois;
- Se o seu bebé não tiver ganho peso suficiente;
- Se estiver preocupada com a intensidade da icterícia, principalmente se atingir os braços e as pernas;
- Se tiver qualquer tipo de dúvida relacionada com a saúde do seu bebé;
- Se o bebé tiver febre.
A não esquecer…
- A icterícia nos recém-nascidos é muito comum. Na maioria dos casos, é uma situação fisiológica que ocorre durante um curto espaço de tempo.
- A icterícia é perigosa quando os níveis de bilirrubina no sangue atingem valores muito altos. A melhor forma de saber se o seu valor é realmente preocupante é através da determinação desse valor.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Josiane Caetano disse...

Que barra, hein? Graças a Deus isto é passado e a Emily está saudável e linda. Tem certas coisas que nos ocorrem só pra nos fortalecer. Acho que este foi o seu caso...Bj

Andy Santana disse...

Post de utilidade pública,
muito bom divulgar estas informações,
beijos

Aline Motta disse...

Isso me fortaleceu mesmo viu.
Sofri muito porque estava muito despreparada!
Tinha acabado se ser mãe, me desesperei, não sabia o
que fazer! Acho que foi pra me fortalecer me preparar
melhor pro desafio de ser mãe!
Bjo

Aline Motta disse...

Por falta de informações assim, eu passei mal bocados!
A pediatra dela não nos explicou nada...
Foi muito difícil!
Bjim!!

sheR disse...

Tenho uma vizinha que passou por isso, e a filha dela passou ávrios dias tomando banho de luz...
Deve ser terrivel mesmo, nem me imagino numa situação dessas
bjO

Aline Motta disse...

Eu nem sabia que existia esse tipo de tratamento, e que ictericia fosse algo tão serio,foi um susto.
Bjo

Futura mãmã disse...

Optimas dicas ...
bjo

Aline Motta disse...

Fica atenta!!
Bju!

Chris Ferreira disse...

Oi Aline,
muito útil o seu texto. Com certeza vais ajudar a muitas mães.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Aline Motta disse...

Espero que sim!
Bjo!